domingo, 17 de junho de 2012

Allan Kardec e a Codificação da Doutrina Espírita - O começo de tudo


Hippolyte Léon Denizard Rivail, 03/10/1804 a 31/03/1869, é conhecido por ter sistematizado e codificado a Doutrina Espírita.

Nasceu em Lyon, na França, numa antiga família de orientação católica com tradição na magistratura e na advocacia.

Desde cedo manifestou propensão para o estudo das ciências e da filosofia. Foi um educador muito conhecido, admirado e respeitado em toda a França.

Tinha uma forte atuação no campo de ensino e dezenas de livros publicados sobre aritmética, literatura, educação, pedagogia, gramática e ciências.

"Allan Kardec" foi o pseudônimo adotado para diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores, conforme veremos mais adiante.
 
 
Em 1854 o Prof. Rivail (Kardec) teve um encontro casual com o Sr. Fortier que lhe contou sobre mesas que uma vez magnetizadas, respondiam às perguntas que lhes eram formuladas, ao que respondeu da seguinte forma:

- Só acredito vendo o fato... ou quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que possa tornar-se sonâmbula. Até lá, permite que eu não veja no caso mais do que um conto para fazer-nos dormir em pé.


Em 1855 o professor Rivail teve outro encontro casual, mas dessa vez, com o senhor Carlotti, um amigo de 25 anos.

O sr. Carlotti lhe falou com entusiasmo sobre os fenômenos das mesas falantes, atribuindo a eles como causa a intervenção dos espíritos.

Mas tudo isso, ao invés de convencer o professor Rivail, só gerou nele muitas desconfianças, embora ele soubesse que tais fenômenos estavam se tornando populares na França...


"Minhas ideias estavam longe de precisar-se, mas havia ali um fato que necessariamente decorria de uma causa. Eu entrevia, naquelas aparentes futilidades, no passatempo que faziam daqueles fenômenos qualquer coisa de sério, como que a revel...ação de uma nova lei, que tomei a mim estudar a fundo."
Impressões do Prof. Rivail (Kardec) após sua primeira reunião espírita na casa da Sra. Plainemaison, à convite do senhor Pâtier.

Foi um convite inesperado, mas era tudo o que ele queria. Assim, o convite foi aceito imediatamente.


Rivail (Kardec) passou a frequentar as reuniões habituais na casa da senhora Plainemaison, e numa dessas reuniões, conheceu a família Baudin que também realizavam sessões espíritas em sua própria casa.

O sr. Baudin, notando o interesse do Prof. Rivail em estudar, de forma séria, os fenômenos espíritas, convidou-o a participar em uma das sessões realizadas em sua residência, onde poderia observar melhor os fatos novos. Tornando-se assim, frequentador muito assíduo nas sessões...


Foi nas reuniões realizadas na casa do Sr. Baudin que o Prof. Rivail (Kardec) realizou seus primeiros estudos sérios de espiritismo. As filhas do Sr. Baudin, Caroline (16 anos) e Julie (14 anos), serviam de médiuns com habilidade extraordinária.

Rivail aplicava método experimental, sem jamais elaborar qualquer teoria preconcebida, até que se convenceu de que a causa estava realmente na existência e nas manifestações dos espíritos, que eram almas dos homens que haviam vivido na Terra.

Fonte: Obras Póstumas

Nenhum comentário: