quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Os sete princípios básicos de Hermes Trismegisto - A tábua Esmeraldina



1º - O princípio do Mentalismo: a mente é tudo. O universo é mental. Por sobre tudo aquilo que conhecemos há o plano de um Espírito Maior que não podemos conhecer.  Ele é a Lei.  O Todo-Poderoso está em tudo!

2º -  O princípio da Correspondência: como é em cima, é embaixo; como é embaixo, é em cima.  Tudo se corresponde. As mesmas leis que atuam sobre o homem atuam sobre uma lagarta ou uma estrela.  Assim como os astros se deslocam no céu, seguindo um princípio inteligente, assim é nossas vidas, devemos interagir em relação ao universo que nos cerca com sabedoria, então, cumpriremos o plano divino.

3º - 
O princípio da Vibração: nada descansa, tudo se move.  Nada desaparece, tudo se transforma.  Há vida em tudo, pois tudo possui energia!

4º -  O princípio da Polaridade: tudo é dual.  Tudo tem dois pólos. Os opostos são idênticos, da mesma natureza, porém em diferentes graus. Os extremos se tocam.

5º - 
O princípio do Ritmo: tudo flui, fora e dentro. Tudo tem suas subidas e descidas, assim é a vida.  O ritmo compensa e mantém o equilíbrio. O sábio deve saber comandar os ciclos vitais seguindo o seu fluxo, nunca violentando-os!  Ele sabe que tudo possui sua época e que a balança oscila de acordo com o peso específico de cada ação.  O sábio deve ser puro equilíbrio!

6º -  O princípio da Causa e Efeito: qualquer causa tem seu efeito.  Qualquer efeito tem sua causa.  Tudo acontece de acordo com a Lei.  Nada escapa dela.  A cada ação devemos antever a sua reação.  Assim seremos sábios em nossas decisões e promoveremos a paz e a felicidade entre os homens!

7º - O princípio do Gênero: tudo tem seu princípio masculino e seu princípio feminino. O gênero se manifesta em todos os níveis da existência. Todo o espírito é co-criador.  Algumas vezes somos pai, outras mãe, logo o potencial criador está dentro de cada um!

Este fabuloso resumo das leis de Deus também é chamado de "A tábua Esmeraldina" pois estes princípios valem mais do que todas as esmeraldas do mundo.
Sabedoria é estudar e refletir sobre esses ensinamentos, pois eles resumem a Lei do Criador do Universo. Vale lembrar que tudo tem seu princípio masculino e seu princípio feminino. A soma de ambos é a criação.  A mente é dual. Tudo é dual! O universo é mental...

3 comentários:

André PE disse...

Perfeito!!!

Gostei muito de conhecer tais princípios... especialmente o da Vibração.

É um resumo do autoconhecimento: Somos formados de átomos que vibram, que nunca param... de células que igualmente se movimentam sem cessar... de órgãos ritmados por movimentos contínuos. Vivemos em um Astro que se movimenta em torno de outro maior.

Ótimas lições!

Anônimo disse...

Sempre me questionei porque existe o homem e a mulher, com características peculiares e por vezes até distintas. Pois eis que li a explicação do qu eue queira: O homem e a mulher representam o equilíbrio necessário segundo as leis do universo.
Ambas as energias (masculina e feminina) se complementam e determinam a estabilidade emocional, espiritual na vida de cada indivíduo.

paulo disse...

..as vezes fsço erros..porém sigo, tentando..